[…] Tradicional Festa da Vila Delmiro é um evento anual e gratuito, realizado pela Prefeitura Municipal e que tem como…
TCE-PE inicia coleta de dados para avaliar gestão dos municípios pernambucanos
- Home
- TCE-PE inicia coleta de dados para avaliar gestão dos municípios pernambucanos
TCE-PE inicia coleta de dados para avaliar gestão dos municípios pernambucanos
As prefeituras dos 184 municípios de Pernambuco já podem enviar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) as informações que servirão de base para o cálculo do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2026.
A coleta de dados começou nesta segunda-feira (1º) e seguirá até o dia 7 de agosto. Nesta edição, a avaliação terá como referência as ações e resultados alcançados pelas administrações municipais durante o exercício de 2025.
O indicador é utilizado para medir a efetividade das políticas públicas e a qualidade da gestão em diferentes áreas da administração pública. Entre os setores analisados estão educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, governança em tecnologia da informação e ações voltadas à proteção das cidades.
Para viabilizar o preenchimento dos questionários eletrônicos, o TCE-PE encaminhou previamente os links de acesso às prefeituras, aos gestores municipais e aos responsáveis pelos setores de controle interno. Os formulários estão disponíveis dentro do sistema de Cadastro de Unidades Jurisdicionadas do tribunal.
O órgão também orienta os municípios a manterem seus dados cadastrais atualizados, garantindo o recebimento das comunicações e o acesso às ferramentas necessárias para participação no levantamento.
O IEGM é aplicado em Pernambuco por meio de cooperação entre o Tribunal de Contas e o Instituto Rui Barbosa. A iniciativa busca acompanhar o desempenho das administrações municipais e estimular o aperfeiçoamento da gestão pública em todo o estado.
Fonte: Blog Carlos Britto
- Compartilhar
