Verão que acabou de terminar foi um dos mais quentes da história no Brasil

  • Home
  • Verão que acabou de terminar foi um dos mais quentes da história no Brasil

Verão que acabou de terminar foi um dos mais quentes da história no Brasil

O verão que recentemente chegou ao fim foi classificado como um dos mais quentes já registrados no Brasil, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a análise do órgão, esta temporada foi a sexta mais quente desde 1961, com temperaturas médias 0,34°C acima da média histórica, que é calculada com base em dados acumulados ao longo das décadas.

A intensidade do calor registrado serve como um alerta para as mudanças climáticas em curso. O fenômeno El Niño, que tende a aquecer os oceanos e elevar as temperaturas, foi apontado como uma das causas para o verão de 2023/2024. No entanto, o verão que acabamos de vivenciar ocorreu sob a influência da La Niña, que normalmente resfria os oceanos e reduz as temperaturas. Apesar dessa expectativa de alívio, o calor persistiu de forma surpreendente.

Especialistas concordam que essa situação é resultado do aumento nas emissões de gases de efeito estufa, evidenciando a necessidade urgente de ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas. A combinação desses fatores ressalta a importância de se discutir e implementar medidas eficazes para enfrentar os desafios impostos pelo aquecimento global.

  • Compartilhar

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent Comments