[…] Tradicional Festa da Vila Delmiro é um evento anual e gratuito, realizado pela Prefeitura Municipal e que tem como…
Lula e Presidente da Espanha discutem avanço do acordo Mercosul-UE por telefone
- Home
- Lula e Presidente da Espanha discutem avanço do acordo Mercosul-UE por telefone
Lula e Presidente da Espanha discutem avanço do acordo Mercosul-UE por telefone
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou por telefone nesta sexta-feira com o premier espanhol Pedro Sánchez para tratar do progresso do acordo entre Mercosul e União Europeia. O texto, enviado pela Comissão Europeia para aprovação do Conselho Europeu em 3 de setembro, seguirá para votação no Parlamento da UE e também nos parlamentos dos países da zona de integração (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).
Segundo a Presidência, Lula e Sánchez ressaltaram a expectativa de que o tratado seja assinado no início de dezembro, durante a cúpula de chefes de Estado do Mercosul em Brasília. Os dois líderes enfatizaram a importância da parceria entre os blocos, especialmente diante das recentes medidas tarifárias dos EUA.
Os próximos encontros estão marcados: Lula e Sánchez devem se encontrar na próxima semana, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. Também discutiram a atuação conjunta na Semana Internacional, destacando a relevância da Conferência sobre a Solução Pacífica da Questão Palestina e a implementação da solução de dois Estados, que acontecerá na segunda-feira.
A Presidência destacou ainda que, desde o início do tarifário americano, com tarifas agressivas sobre produtos brasileiros, Lula tem buscado contatos com líderes globais para ampliar o comércio, fortalecer o multilateralismo e defender abordagens cooperativas, diante de ações unilaterais percebidas como prejudiciais às relações internacionais.
Fonte: O Globo
- Compartilhar
